BLOG

Não queremos uma vida sem Netflix e Spotify

Não queremos uma vida sem Netflix e Spotify

18/05/2017

É comum se sentir antiquado de um dia para outro hoje em dia. Nessa constante mudança e inovações em tendências tecnológicas está cada vez mais comum nos perder entre as ondas de mercado.

Inclusive é possível olhar um pouco a frente e não entender o que está acontecendo ou o que pode acontecer naquele período que chamamos de futuro. Mas é fato que o quanto antes puder enxergá-la, mais tempo você tem de se preparar viver grandes experiências.

A exemplo disso podemos observar o nosso presente. Conhecido como serviço *streaming, a distribuição digital de conteúdo está em seu melhor momento e não para de crescer no mundo todo e no Brasil não é diferente.

A praticidade de ver tudo direto da internet, sem ter que esperar nem mesmo o download do arquivo, muito menos ir a alguma locadora ou loja de discos representa o grande sucesso dos diversos serviços de streaming oferecidos.

 

Como o streaming funciona?

Relativamente recente, os serviços de streaming só começaram a funcionar efetivamente bem quando o serviço de internet permitiu uma conexão rápida o suficiente para mostrar os dados em tempo real.

Os arquivos codificados para streaming são muitas vezes altamente comprimidos para usar o mínimo de banda possível. Se houver uma interrupção devido ao congestionamento na internet, o áudio vai parar ou a tela vai travar.

Para minimizar este problema, o computador armazena um “buffer” de dados que já tenham sido recebidos. Se há um abandono, o buffer vai suprir a necessidade por um tempo, mas o vídeo/áudio não será interrompido, ou seja, a música ou vídeo são “carregados” previamente para evitar interrupções.

Streaming tornou-se muito comum graças à popularidade de estações de rádio e vários serviços sob demanda de áudio e vídeo, incluindo Spotify, Last.fm, YouTube e iPlayer da BBC.

 

* Streaming é um modo de difusão, prático e rápido, para ouvir ou assistir seus conteúdos favoritos na internet.

Karollynne Maciel

Redatora Web e Social Media na Objeto Digital. Formada em Jornalismo, consumidora compulsiva de música, adora toddynho e é viciada em séries e filmes dramáticos.


Instagram

Copyright © 2005 - 2017 Objeto Comunicação e Tecnologia - Todos os direitos Reservados.