BLOG

Conheça a tecnologia avançada que pretende revolucionar o mundo

Conheça a tecnologia avançada que pretende revolucionar o mundo

12/06/2017

O termo ainda é novo e um pouco complicado de entender, mas a computação cognitiva é uma aposta para nova era da tecnologia da informação em que pretende revolucionar os computadores a pensar quase como seres humanos.

 

O que é?

Pensar QUASE como um ser humano é um avanço e tanto para tecnologia quanto para a humanidade, já que isso possibilita o computador a aprender como o cérebro humano e facilitar a nossa vida.  Essa novidade, traz uma tecnologia capaz de processar informações e aprender com elas de forma muito semelhante ao cérebro humano, sem que precise ser programada.

 

Como funciona?

A computação cognitiva já está sendo aplicada para solucionar diferentes desafios. A USAA (empresa norte-americana de serviços financeiros), por exemplo, revolucionou o relacionamento com seus clientes, na medida em que treinou seu sistema cognitivo para responder perguntas sobre a transição da vida militar para a vida civil.

Outro exemplo é o sistema da IBM batizado de Watson. Ele é uma ferramenta que funciona de forma muito semelhante ao cérebro humano. Diante de uma informação ou problema, o Watson passa pelas etapas de observação (de fenômenos e evidências), interpretação (para gerar hipóteses) e avaliação (das hipóteses certas e erradas) antes de tomar a decisão final.

O que muda com a computação cognitiva?

            Não só avançando no mundo digital, a computação cognitiva pretende atingir todos nós revolucionando nosso dia a dia nas seguintes aplicações.

·         Medicina

Alguns tratamentos da medicina, são baseados na combinação de diversas fontes de conhecimento. A partir da ideia de contar com a ajuda de um computador que faça essa análise a partir de informações coletadas pelo próprio médico junto ao paciente e em seguida retorne opções de tratamento, a IBM Lançou o Watson Oncology, um sistema que usa a computação cognitiva para recomendar tratamentos contra o câncer.

·         Música

A empresa britânica Decibel Music Systems criou o aplicativo MusicGeek, que usa a tecnologia Watson para procurar e identificar pela internet conexões e tendências musicais, baseadas nas buscas feita pelo próprio usuário no aplicativo. 

 

·         Culinária

A IBM também criou o aplicativo Chef Watson um aplicativo utiliza a computação cognitiva para fazer recomendações de receitas levando em consideração o gosto dos usuários.

Considerando que a computação cognitiva ainda está em fase de desenvolvimento, já é possível notar os avanços no campo. Considerando o enorme potencial que tem para revolucionar a forma que vivemos.

Karollynne Maciel

Redatora Web e Social Media na Objeto Digital. Formada em Jornalismo, consumidora compulsiva de música, adora toddynho e é viciada em séries e filmes dramáticos.


Instagram

Copyright © 2005 - 2017 Objeto Comunicação e Tecnologia - Todos os direitos Reservados.